DOROTHY PARKER
Tradução: Angela Carneiro

A Alma Buscada
Quando peso os prós e os contras
das coisas que meu amor encontra
uma boca curva, um punho de fogo
um cenho interrogativo, um belo jogo
de palavras tão batido quanto o pecado
uma orelha pontuda, um queixo rachado
membros longos, agudos e olhos oblíquos
nem frios, nem meigos, nem escurecidos
Quando então pondero usando a razão
nas superficialidades que satisfazem meu coração
sou surpreendida com tal banalidade
me maravilho com a minha normalidade.

"Sim eu me maravilho, é um ciclo fatídico
As vezes me odeio por ter essa alma romantizada,
Mas sou tão normal, no máximo um ser em extinção.
E as superficialidades, sem importâncias e ao mesmo tempo
Fazem parte de mim, são parte de mim, parte esta que não posso amputar.
Um queixo partido, olhos redondos e expressivos,
Curvas de um corpo amadurecido pela maternidade,
Lábios grossos...
Não penso além de quem tem isso como hábito,
Não sou especial nem diferente...
E sofro com acuidade que sinto tudo
Contudo ainda sou essa normalidade
Em meio a esta gente que vive
Querendo e gostando de viver.”